quarta-feira, 22 de maio de 2013

Orientações ATPS de Tecnologia pela tutora a distância Rosemary

Orientações do ATPS de Tecnologias Aplicadas à Educação pela tutora a distância Rosemary
Copiei as orientações que tava em nosso tira duvidas dessa matéria e colei aqui para vocês terem mais um tipo de acesso.


ATPS
por Rosemary Leonovos Verrone (Tutor a Distância) PED - H1 - sexta, 19 abril 2013, 20:25


Prezados (as) alunos (as)

Abaixo seguem orientações gerais para realização da ATPS da disciplina Tecnologias Aplicadas a Educação.

Lembrem-se que para realizar essa atividade com qualidade, é importante seguir todos os passos e etapas, realizando as leituras e assistindo os vídeos indicados pelo professor. Sendo assim, as orientações que seguem não dispensam a leitura da proposta da ATPS na integra.

Bons estudos. Estou a disposição!

Tutora Rosemary L. Verrone

ATPS da Disciplina: Tecnologias Aplicadas a Educação

Desafio: Produzir uma apresentação, em PowerPoint (máximo 25 slides), sobre a temática da Tecnologia na Educação, suas utilizações em sala de aula e suas potencialidades para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem.

Período para postagem: de 13 a 20/06/2013

Estrutura do PPT : Fonte Times New Roman ou Arial - tamanho 20 para título, 16 subtítulo e 14 para o texto do slide.

1. Capa (primeiro slide):

- Logo da Anhanguera Educacional – Uniderp; - nome de sua Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplina; - nome e RA de cada participante; - título da atividade; - nome do tutor a distância;

- cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

2. Introdução – apresentar de forma breve o tema pesquisado;

3. Desenvolvimento – abordar as etapas pesquisadas;

4. Considerações finais – apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa;

5. Referências bibliográficas – indicar as fontes de pesquisa.

ETAPA 1:

Passo 1: (individual) -Acessar um dos sites indicados abaixo; clicar no link do vídeo “TV Dante: Entrevista com o Prof. Sérgio Ferreira do Amaral” e assistir à entrevista.

http://lantec.fae.unicamp.br/site/index.php?option=com_content&view=article &id=16&Itemid=19

- Também acessível por: http://lantec.fae.unicamp.br. Clicar link em “LANTEC na mídia”.

Passo 2 (Equipe)- Problematizar os apontamentos elencados na entrevista e produzir um texto, em equipe, a respeito dessa discussão, de no máximo duas páginas.

Passo 3 (Equipe)- Elaborar até quatro slides que representem o significado da discussão e da produção do texto em relação ao uso da Tecnologia na Educação. Os slides devem conter somente imagens e textos.Os slides elaborados representam um trabalho parcial, que comporá, posteriormente, o relatório final.

ETAPA 2

Passo 1 (Equipe)- Realizar uma pesquisa sobre a utilização da Tecnologia na Educação, nas fontes de pesquisa que julgar necessárias: livros, jornais, revistas, Internet, entre outras.

Passo 2 (Equipe)- Discutir sobre o material coletado e problematizar a respeito da capacitação profissional para o uso dessas tecnologias, bem como seu acesso pelas diversas classes sociais e faixas etárias.

Passo 3 (Equipe)-Identificar uma instituição educativa que utilize a Tecnologia em sala de aula e, a partir disso, buscar compreender como esse instrumento tecnológico afetou a aprendizagem dos alunos. A pesquisa poderá ser realizada por meio de visita à instituição, entrevista, pesquisa na Internet, entre outros. Durante a visita, registrar por meio de fotos (digitais) os espaços de aprendizagens que utilizam os recursos tecnológicos.

Passo 4 (Equipe)- Elaborar uma apresentação a partir das imagens obtidas no passo anterior. As imagens devem apresentar legendas, em forma de tópicos, mostrando todas as etapas da pesquisa, desde a chegada ao local até a efetiva utilização da tecnologia com pretensões educacionais. A apresentação deve ser desenvolvida em até 10 slides, o que representa o segundo trabalho parcial, que comporá, posteriormente, o relatório final.

ETAPA 3

Passo 1 (Equipe)- Acessar e ler o artigo indicado a seguir:

SCHNITMAN, Ivana Maria. Mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência educacional online. Revista Educação Digital. 2011. Disponível em:http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2263

Passo 2 (Equipe)- Realizar a discussão sobre o tema estudado e desenvolver um slide que defina os objetivos principais apresentados no artigo.

Passo 3 (Equipe)- Elaborar uma proposta de apresentação, em PowerPoint, sobre os diversos apontamentos discutidos em relação à Tecnologia na Educação, problematizando suas diversasutilizações. A apresentação deverá conter, no máximo, 5 slides. Reúna os trabalhos parciais desenvolvidos nas etapas anteriores e construa o Relatório Final, que deverá ser postado em arquivo único com extensão .ppt, para avaliação do tutor a distância.


Um comentário:

Leandro Pricila disse...

legal o seu blog parabéns, depois poste seu trabalho estou fazendo o mesmo se você quiser posso postar o meu no final também.